Prova de Fogo à credibilidade do Digg

O popular site Digg.com, determina a importância de assuntos através de indicação e votação de seus membros. Desta forma a medida que um assunto vai sendo votado ele vai ganhando posições até ficar entre os mais populares em seu ranking.

Recentemente sua credibilidade foi posta a prova. O rebuliço começou quando os executivos do Digg começaram a remover posts que continham uma chave mestre necessária para quebrar o código de proteção contra cópias do HD-DVD. A iniciativa de censura iniciou após uma carta recebida que alertava para a violação de direitos de propriedade intelectual de uma companhia.Além de remover as postagens o Digg iniciou a remover as contas dos usuários que publicaram o código chave. Mas depois voltou atrás e encarou a bronca com a indústria que ameaçou tirar o site fora do ar. Veja aqui o pronunciamento de Kevin Rose sobre o assunto.

Resumidamente ele diz que como fundador do Digg ele sempre deixou que a própria comunidade de usuários fizessem a moderação dos assuntos indicados. Ocasionalmente o pessoal do Digg remove histórias que violem termos de uso (links para pornigrafia, downloads ilegais, etc). Então a decisão de remover histórias que continham o código do HD-DVD baseados numa ameaça de uma indústria ou mantê-las e correr o risco do site sair do ar tinha que ser tomada. Decidiram num primeiro momento removê-las e passaram a por em prática a determinação.
Mas então, ao ver as milhares de manifestações de leitores decidiram que preferiam ver o Digg sair fora do ar lutando do que se curvar a uma grande companhia. Kevin afirma que ouviu os membros da comunidade e não vão mais deletar hitórias e comentários envolvendo o código e irão lidar com qualquer consequência que essa decisão possa implicar. S
E encerra dizendo: “Se perdermos, pelo menos morremos tentando.”

Via: Computerworld

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: