Dia 12 de Outubro – História do ‘Dia da criança’
Brasil:
A iniciativa de criar um dia especialmente dedicado às crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, ainda na década de 1920. Depois de aprovada pelos deputados, o 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960 quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” é que a data passou a ser comemorada.Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, como meio de aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e “ressucitaram” o antigo decreto. A partir daí, o 12 de outubro se transformou em uma das datas mais importantes do ano para o setor de brinquedos.

Japão:
O dia é comemorado em 5 de maio. Foi decretado feriado nacional em 1948, mas já vem sendo celebrado no Japão desde tempos antigos.O quinto dia do quinto mês é tradicionalmente chamado de Tango no Sekku e era um festival para meninos. As meninas tinham seu próprio festival – Hina Matsuri (Festa das Bonecas) – no terceiro dia do terceiro mês.É hábito no dia das crianças que as famílias soltem enormes pipas em forma de carpa, simbolizando força e sucesso, fora de casa e coloquem bonecos de guerreiros famosos e heróis dentro de casa.Também neste dia as famílias tomam banhos com raízes e folhas de iris, porque esta planta é considerada promotora de boa saúde e protetora contra o mal.

Nova Zelândia:
Último domingo de outubro.

Budismo:
Dia das Crianças é comemorado no Solstício de inverno, em dezembro. Este feriado, instituido por Chögyam Trungpa Rinpoche celebra crianças e infância enfatizando o fato que toda crianças pode ser um rei ou rainha.

Turquia:
Mustafa Kemal Aataturk iniciou esta comemoração na Turquia após a I Guerra Mundial. Ele amava as crianças e sempre dizia que “Crianças são um novo começo do amanhã”. Ele dedicou o dia 23 de abril às crianças, e esta data é hoje celebrada como o Dia das Crianças, bem como a data da Fundação da República da Turquia.

Moçambique:
Comemora-se no dia 1 de Junho o Dia Internacional da Criança. 1 de junho foi instituído Dia Internacional da Criança para assinalar o dia em que muitas crianças de tenra idade foram barbaramente assassinadas a sangue frio pelas forças nazis em Junho de 1943.

Fonte: Gazeta Web.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: