Criança sem cérebro completa um ano de vida desafiando as previsões

Fotos Celio Messias e Joel Silva/Folha Imagem

Amanhã, dia 20 de novembro a menina Marcela de Jesus Galante Ferreira vai completar 1 ano de vida. Ela é um bebê gordinho que ouve, sorri, reage à luz, senta-se normalmente, emite sons e tenta ficar de pé. Esses poderiam ser os indicativos de que Marcela fosse uma criança normal mas infelizmente não é.

Ela é portadora de uma anomalia congênita chamada anencefalia, ou ausência de cérebro, confirmada por exame de ressonância magnética feito na semana passada. Embora alguns especialistas ainda questionem o diaganóstico de anencefalia devido às atividades exercidas pela crianaça.

O bebê resiste resiste graças às funções básicas mantidas pelo tronco encefálico, a única estrutura do sistema nervoso de que dispõe. Composto de fibras nervosas, o tronco encefálico garante os batimentos cardíacos, a respiração e alguns movimentos de sucção. Nada mais. Os bebês anencéfalos, em geral, não duram mais do que três semanas. Marcela é um caso raro na medicina.

Seu caso estimula ainda mais o protesto de grupos anti-aborto já que a justiça permite a interrupção da gestação quando é diagnosticada a anencefalia. Marcela foi, inclusive, o símbolo de uma passeata antiaborto organizada em São Paulo, em março passado, que reuniu 5.000 fiéis católicos, espíritas e evangélicos. O geneticista Thomaz Gollop, especialista em medicina fetal do Hospital Albert Einstein afirma que “É impossível prever quanto o corpo da garotinha vai resistir. Mas é certo que a sua deformidade é absolutamente letal e, contra ela, não há escapatória”.. Para a medicina, Marcela é apenas uma exceção por sua resistência acima da média esperada para casos similares.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NESTE LINK

10 Respostas to “Criança sem cérebro completa um ano de vida desafiando as previsões”

  1. maria edilma d santos Says:

    o q tenho a dizer q sim e´um milagre divino ,tenho um bebé de 11 meses q tem hirdo cefalia, e holoprocefalia, ele tmb se alimenta por sonda n.g ,tem fenda palatina,e os medicos do hc pe,diseraram q ele não passaria 2 horas vivo ,nascido de parto cesario, pedro já passou por 2 cirurgias para colocação de dvp.passa bem e sorrir para nois quando conversamos com ele,adora um carinho na cabeça .naõ anda ainda +se Deus permitir logo isso acontecerar,hoje posso dizer q tenho muito orgulho de ser mãe de pedro .alem disso tenho uma filha sem nemhum problema com quase 5 anos de idade.quero dizer aos pais de marcela parabens pela guarra.deus os abençoe.

  2. maria edilma d santos Says:

    apesr da maioria dos medicos falarem q isso ocorre por falta de acido folico naõ estou bem certa disso poi tomei sim a vitamina do complexo b antes e durante a minha gravidez.
    por isso sempre q alguem me pergunta o q ouve falo q e´coisa de Deus,e naõ podemos deixar de amar uma pessoa so´por q ela ,é diferente de outras ,ou por q naõ ver ou fala .para mim isso não significa q temos q maltrata-las.
    temos mais e´que demostra q amamos como elas são não importa ,para nos mães filho é tudo igual so´muda o sexo.

  3. maria edilma d santos Says:

    bom espero sinceramente que a marcela de jesus ainda esteja com vida .oi cacilda gostaria de tela no meu orkut.para trocar experiencias beijos p vc e o bebe,que e´realmente lindo

  4. silvania Says:

    oi meu nome é silvania moro em arari interior do maranhão aconteceu um caso recente de criança sem cerebro estou muito preocupada pois minha filha está gravida de sete meses nos tambem opitamos pelo nacimento do bebe que é do sexo masculino. por favor me diga alguma coisa sobre esse assunto

  5. Juliana Says:

    Meu nome é Juliana tenho 29 ano e hoje o detino de repensar emtudo que estou fazendo, pois estou gravida de 17 semanas e o ultrassom morfologico diagnosticou que meu bebe tem uma anormalidade com o nome de holoprocefalia e outras deformides na face. Nunca pensei… que caaso igual fosse acontecer comigo estou desesperada!!!!

    • Amigo Says:

      Juliana, agradeça a Deus pela oportunidade que tens de trazer a luz um ser humano tão especial.
      Procure conhecer as obras básicas do kardecismo e nunca mais se sentirás desesperada.

  6. simone guedes Says:

    oi juliana procure se acalmar pois;eu tmbm tenho uma filha assim ela é linda,apenas ame seu filho independete du q tiver.seja forte pra lutar sempre..q deus abençoe vcs.bjos

  7. simone guedes Says:

    minha filha ja esta com 5meses,os médicos dizian q ela nao durariam muitas horas;mas ela esta lutando contra os problemas;ela tem muita febre e crises.as veses fico desesperada;pois ainda estou abalada com tantos problemas…

  8. simone guedes Says:

    eu vivo com esse pezadelo desde da gestaçao,pois nao sei quanto temppo isso vai durar;eu entrego ela deus espero q deus evite o sofrimento dela pois é um anjinho q nao merece sofrer.amo muito minha filha,e peço q orem por ela o nome dela é rebeca.abraços

  9. Gabrielle Vitória Lima Gomes da Silva Says:

    que deus ajude essa menina, e que ela não sofra. De Gabrielle e Taina


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: