Livro o Clube do bang Bang e a foto da criança observada pelo urubu na áfrica

O Clube do bangue – bangue
Greg Marinovich – João Silva
Editora – Companhia das letrasTradução – Manuel Paulo Ferreira
Foto tirada por Kevin Carter que lhe rendeu o prêmio Pulitzer de jornalismo em 1993. A imagem foi obtida no Sudão durante uma caravana que levavam alimentos a refugiados.

Ao término do sangrento período do regime do Apartheid na África do Sul, quatro competentes fotógrafos que eram ao mesmo tempo amigos e rivais,uniam-se para enfrentar o perigo que representava a cobertura da violência que irrompia implacável
na região . Uma revista teria publicado que eles eram os paparazzis do bang bang. Mais tarde a própria revista troca a expressão para ‘Clube do Ban Bang’ em referência ao trabalho que os fotógrafos desenvolviam em meio a tiroteios e atrocidades constantes.

Os destemidos fotógrafos tiraram algumas das mais inesquecíveis fotografias de guerra deste período da história. Esse destemor que trouxe-lhes a fama internacional teve um preço alto.
Em abril de 1994, apenas alguns dias depois que um deles, Kevin Carter, recebeu o prêmio Pulitzer, Greg Marinovich e seu parceiro de fotografias Ken Oosterbroek foram feridos a tiro enquanto faziam a cobertura de um tiroteio nas imediações de Johannesburgo.

Quando Oosterbroek tombou fatalmente atingido, João Silva ficou dividido entre tirar fotos de seu colega ou levá-lo para uma área segura.
Três meses depois, Carter, que estava comemorando o prêmio Pulitzer quando seu melhor amigo morria, suicidou-se. Usando uma mangueira ele fez com que a fumaça do escapamento o asfixiasse dentro do seu carro.
A foto acima também foi agraciada com o prêmio Pulitzder e foi tirada por Greg Marinovich no exato momento em que um homem após ter sido perseguido e incendiado pela multidão leva uma golpe de facão na cabeça .

No livro The Bang-Bang Club, Marinovich e Silva refletem sobre sua jornada política, emocional e pessoal ao longo desses anos violentos a medida que a Africa do Sul andava em direção a uma democracia não-racial. Na trajetória dos fotógrafos do Clube do bang bang, estão além da áfrica do sul outras regiões conflagradas como a ex-Yugoslavia e o Sudão onde Carter fez a mundialmente famosa foto da criança definhando de fome que é observada de perto por um abutre que parece aguardar pela sua morte.
O livro propõe um profundo questionamento sobre a atitude do fotógrafo diante dos fatos que presencia. Quão longe se pode ir para perseguir uma boa imagem? Quando o jornalista deve deixar de lado sua imparcialidade e se envolver?
Esses e outros dilemas instigam a leitura do livro Clube do Bang Bang.
Publicado em Criança, Fotos. 16 Comments »

16 Respostas to “Livro o Clube do bang Bang e a foto da criança observada pelo urubu na áfrica”

  1. vamvam Says:

    se deus existir que ele faca alguma coisa pra ajudar as criancas da africa

    • Patrique Bratz Says:

      “se deus existir que ele faca alguma coisa pra ajudar as criancas da africa” foi o que comentou o ser elementar ali em cima. Enquanto pedimos a deus pra fazer tudo, será que não somos nós a fazer? “tomara que deus dê um jeito nisso”, então, falando assim, seria fácil ser indiferente quanto ás responsabilidades que temos para com a humanidade, não, vamvam? Nós fazemos nossa própria sorte, independente de de deus.

  2. vamvam Says:

    em vez desses cientistas ficarem estudando essa porcaria de bing bang , porque eles nao procuram um jeito de acabar com a fome na africa. porque? porque eles nao ligam , nao sao os filhos deles que estao morrendo de fome, nao é a familia dele que ta com aids .ele sabe o que acontece la nao atinge ele aqui,pela amor de deus vamos deixar de ser egoistas , vamos ajudar!se deus nao ajudou antes ele nao vai ajudar agora.essa criancas tem sentimentos, elas sao seres humanos , nao sao animais , eles choram , passam fome! precisam de ajuda ! vamos ajudar!

  3. suzy Says:

    eles querem poder! eles querem dinheiro! perante isso,acho que mostra que,o ser humano não tem valor nehum para os caras do poder.

  4. kaique Says:

    Deus existe só q ñ pode fazer nada para ajudar, mas a ganancia do ser humano é tão grande q faz matar a nossa pró pria espécie Humana.

  5. adolfo Says:

    Deus esta a procura de jente para fazer algo no mondo tudo só basta ajente se move porque Deus morel na quela cux pro mim e pro vc só JEUS CRISTO VALSA

  6. vinicius Says:

    manooo pq tu nao vai ORA pra essas crianças ao invés de ficar qstionando DEUS ???

  7. andre Says:

    a ganancia nao é do fotógrafo, mas das partições políticas da áfrica. se doarem um saco de feijao é apenas um saco de feijao, e nao um país, uma democracia ou desenvolvimento. infelizmente as coisas nao sao tao fáceis como fazer doações.

  8. melone Says:

    tem muitas gente desperdisando comida e nem pesão nas crianças da africa coitadas.

  9. sabrina sou uma criança Says:

    SE VC RECLAMA DE SUA COMIDA PARE E PENSE NAS CRIANÇAS DA AFRINA SE VC RECLAMA DE SEU SAPATO PARE E EMAGINE OQUE ELES CAUSÃO NADA SE VC RECLAMA DE SEU BRINQUEDO PENSE ELES NÃO BRINCAM COM NADA É PENSE DIREITO ANTES DE FASER O ERRADO.

  10. Carolina W. Pimentel Says:

    Já li esse livro e o achei sensacional. Não só pela conscientização de nos mostrar que a pobreza, miséria e guerra não se encontram só no nosso país, mas também os conflitos gerados em quem se relaciona, mesmo que não seja diretamente com todo esse mundo tão pobre e violento. É incrível a dualidade numa só pessoa com tudo que se vê e se vive. Gostei muito e indico!!!

  11. Alcyr Cavalcanti Says:

    O livro é muito interessante, procurando mostrar os dilemas do fotojornalista no registro de imagens em situações de conflito. A tarefa é registrar, documentar as situações sociais que se apresentarem porque ficarão como um registro para a história seja de mesmo de situações como a do abutre espreitando a criança que veio mostrar o quanto chega o desprezo dos governantes pelo ser humano. O lema é primeiro fotografar e depois procurar ajudar, se for possível.

  12. Luiza Says:

    Tudo o que estar acontecendo é culpa do homem e não de Deus não devemos contestar o que ele faz ou não, atemosia do homem é que faz as coisas chegarem a esse ponto… porque você ao invés de ficar contestando sobre Deus vc não curva-se diante dele para ter entendimento e fazer algo para ajudar. jogar a culpa em Deus deve ser muito fácil mais assumir que o erro é nosso, jámais né?
    Meu Deus tem de misericordia desses que não sabem o que falam!

  13. O pescador do Alegrete « Foto Escambo Says:

    […] na praia. E também outra influência forte para mim é o trabalho dos fotógrafos Sul africanos do clube do Bang Bang. Gostaria de adquirir a foto da Tocha Humana feita por Greg Marinovich no auge dos conflitos do […]

  14. MARCOS SARMENTO Says:

    oi sou marcos sarmento,essa foto nao e para nos deixar tristes apenas. e para nos dispertar para as atrocidades que acontecem no mundo, todos nos somos responsaveis para uma nova realidade desses seres humano. DEUS quer agir atraveis de cada um de nos,saia da sua zona de conforto e diga eis me aqui.somos anjos de uma asa so ,so voaremos abraçados uns aos outros. abrace esta causa.e pessa a DEUS para colocar em nos o sentimento de empatia,que siguinifica sentir o que o proximo esta sentindo ;.dor,fome,sede,frio…..


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: