Abreviaturas/Abreviações em Inglês (e.g por exemplo)

Vivendo e aprendendo. Não sei quanto a você mas eu sempre ficava me perguntando quando me deparava com as abreviações como e.g. e i.e. de onde é que vieram?

Essas abreviações já foram muito usadas principalmente no passado quando o latim era estudado em escolas de da europa e américas. Uma vez que poucas pessoas estudam atualmente o latim essas abreviaturas caíram em desuso. E para piorar muitas vezes são utilizadas de forma equivocada.

Atualmente as abreviações em latim devem ser usadas apenas em situações especiais em que se precise de brevidade, como em notas de rodapé, bibliografias ou listas técnicas.

Mas, se por acaso precisarmos, temos que entendê-las e, se for o caso, aprender como usá-las corretamente.

A seguir mostrarei duas abreviações que ainda aparecem em textos em inglês e que são frequentemente confundidas umas com as outras:

1) e.g. (por exemplo/for example)
Veja este exemplo de uso da abreviação e.g:
“One and the same thing can at the same time be good, bad, and indifferent, e.g., music is good to the melancholy, bad to those who mourn, and neither good nor bad to the deaf.”
(Baruch Spinoza)


e.g. vem do latim exempli gratia que quer dizer por exemplo. É pontuada depois do “e” e depois do “g” e em seguida vem uma vírgula. É utilizada para apresentar exemplos. Não deve ser usada como sinônimo de etc. ou para apresentar uma lista muito abrangente. Pode ser facilmente substituída pelas expressões “for example” ou “for instance”.

4) i.e. (isto é/that is)
Exemplo:
“Software is like entropy. It is difficult to grasp, weighs nothing, and obeys the second law of thermodynamics; i.e., it always increases.”
(Norman R. Augustine)

i.e. é a abreviação da expressão latina “id est” que significa isto é (that is em inglês). Deve ser pontuada com pontos depois do “i” e do “e” seguido por vírgula. É usada para apresentar uma frase explicativa. Não deve ser usada como sinônimo de because. Deve ser evitada, em seu lugar pode ser usada a explessão “that is”.

Pronto, agora você já sabe a origem em que situações devem ser usadas estas abreviações…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: