Nano – O Carro Mais Barato Do Mundo


A indústria automobilística dá sinais de que irá se voltar para os carros de baixíssimo custo, a exemplo da indiana Tata que apresentou recentemente o seu modelo de 2500 dólares.

Batizado de Nano o carro anunciado pelo empresário Ratan Tata tem quatro portas, motor de 623 cm³ e 33 cv medindo 3,1 metros de comprimento. Com motor de dois cilindros ele possui a metade de um Fiat Uno Mille 1.0 considerado o carro mais barato no mercado brasileiro. Em termos de tamanho elçe perde em apenas 13 centímetros para o Uno na distância entre eixos. Já para o Celta ele perde em 70 centímetros no tamanho.

O Nano possui rodas de aro 12 (como as da Asia Towner) e segundo o fabricante ele faz 20 km por litro, atendendo as normas de emissões da Euro4 que será adotada no Brasil já no ano que vem (2009). Seu peso fica em 580 quilos graças a acordos com fornecedores como a Bosch por exemplo que forneceu motor de partida e alternadores bem mais leves que o normal.

Na ânsia de reduzir custos a Tata optou por utilizar no Nano um limpador de pára-brisa único, rodas presas com apenas 3 parafusos, pneus sem câmara, retrovisor apenas do lado do motorista, utiliza placas de metal e plástico coladas (e não soldadas), possui câmbio manual de 4 marchas e motor de alumínio que contribui enormemente para a redução de seu peso.

Mesmo considerando que o valor de 2500 dólares deverá sofrer um acréscimo de 20% de impostos, ainda assim o carro indiano Nano deverá ser insuperável em termos de custo final.

O concorrente direto Suzuki Maruti M800 (foto à esq) custa o dobro e o chinês Chery QQ3 que é considerado o mais barato veículo do mercado, não sai por menos de 3900 dólares.

O principal problema dos indianos será manter o preço baixo para os mercados de outros países. No Brasil o preço dos carros importados sobem de 2,5 a 3 vezes. Mesmo nos Estados Unidos um carro chinês por exemplo de 4 mil dólares termina ficando por cerca de 7 mil dólares ao sofrer a taxação de impostos.

Mas é na Índia mesmo que surge o maior concorrente do Nano: O Bajaj Lite que tem previsão de lançamento para a próxima década e deverá custar em torno de 3 mil dólares. A Bajaj tem um acordo com a Renault-Nissan para criar um carro ainda mais barato que o Logan.

Outros fabricantes de peso já entraram na corrida para criar carros a preços populares como o Nano. A Hyundai tem seu i10 que é equipado com motor 1.1. de 60 cv e que custa cerca de 8500 dólares. A Volkswagem mesmo um dia depois do anúncio da Tata anunciou também que possui planos para a produção do Up! Com custo aproximado de 5 mil dólares. Especula-se que a japonesa Toyota estaria com um projeto baseado no conceito iQ o que resultaria num veículo na faixa de 7 mil dólares.

O modelo i10 acima é a aposta da Hyundai para o mercado dos carros de populares baratos.

Fonte: Revista Quatro Rodas (Fevereiro de 2008)

Uma resposta to “Nano – O Carro Mais Barato Do Mundo”

  1. silva Says:

    este carro tem que ser lançado no mercado brasileiro porque no brasil não existe carro popular em termos de preço. agora este sim da para a população de baixa renda comprar.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: