Thomas Edison e o Elefante eletrecutado

Basta dar uma olhada em volta e percebemos várias coisas que foram ou inventadas ou aprimoradas pelo grande inventor americano Thomas Alva Edison. Em seus 84 anos de vida Edison registrou 1,093 patentes em seu nome tendo inventado ou contribuído para a lâmpada elétrica, fonógrafo(na foto), sistemas elétricos, telégrafo,telefone, raio-X entre outras invenções.

Mas Edison também esteve envolvido em algumas excentricidades inventivas como a fracassada tentativa de construir móveis, refrigeradores e pianos de concreto. Uma das mais inusitadas passagens da vida do grande inventor foi o dia em que ele executou um elefante utilizando energia elétrica.

Ao término do ano de 1880 Edison estava engajado na “Guerra das Correntes’ com George Westinghouse e Nikola Tesla. Edison tinha promovido o uso da corrente continua (em inglês DC – Direct Current) para a distribuição de eletricidade, enquanto que Westinghouse e Tesla queriam que fosse adotada a corrente alternada (AC – Alternating Current).

Naquela época, Edison tinha mais de uma centena de estações geradoras de força nos Estados Unidos que distribuíam a eletricidade aos consumidores. A estação de eletricidade tinha que ficar dentro de um raio de 1200 metros devido a perda causada pela resistência dos cabos utilizados na transmissão da energia.O engenheiro sérvio Nikola Tesla, um genial empregado de Edison propôs que a corrente alternada (AC) pudesse resolver o problema da perda relacionada aos cabos de transmissão, mas sua opinião não foi aceita por Edison.

Anteriormente Edison já havia pedido a Tesla para que desenvolvesse algo que melhorasse suas estações de força oferecendo-lhe 50 mil dólares como recompensa (um valor muito atraente na época pois Tesla ganhava cerca de 18 dólares por semana). Quando Tesla terminou o projeto, Edison não cumpriu com sua parte surgindo daí uma grande inimizade entre os dois.

Com o objetivo de provar que seu sistema de Corrente Contínua era melhor e ‘mais seguro’, Edison resolveu demonstrar o potencial letal da corrente alternada (AC) criando uma cadeira elétrica.

Em 1903, uma elefanta de circo chamada Topsy, do Coney Island’s Luna Park enlouqueceu e passou a atacar quem estivesse próximo. O resultado foi que o animal matou três pessoas, sendo uma delas o próprio treinador que tentava fazê-la fumar um cigarro.

A Elefanta Topsy, considerada uma grave ameaça à sociedade, foi alimentada então com cenouras recheadas de cianeto e eletrocutada com 6 mil volts AC vindo a morrer quase que instantaneamente sem dar sequer um gemido.

Cerca de 1.500 pessoas assistiram à execução e Thomas Edison inclusive filmou-o para que ficasse registrado (veja neste link : YouTube Link.)

Apesar da campanha publicitária liderada por Thomas Edison a favor da corrente contínua DC o sistema que utiliza corrente alternada AC proposto por Tesla terminou por prevalecer sendo o que é utilizado hoje para a distribuição de energia elétrica à população.

Veja outras curiosidades sobre o grande inventor americano Thomas Edison neste link: 10 Fascinating Facts About Edison

Via:WWW.neatorama.com

2 Respostas to “Thomas Edison e o Elefante eletrecutado”

  1. Braian Says:

    Puto esse Thomas Edson, Nao pagou o Tesla.

  2. Lucas Silva Says:

    Uma correção, segundo o documentário “Apologia aos Elefantes” (2012), o tratador de Topsy não tentou fazer ela fumar, mas jogou um charuto aceso na boca do animal como punição para um adestramento de circo. É inimaginável o tipo de torturas pelos quais aquele animal deve ter passado “antes de se tornar uma ameaça à sociedade”. Ela estava em paz no habitat dela, não pediu para virar atração de circo e ainda foi castigada por isso. Eu tinha admiração pelo Sr Edson pela contribuição à ciência, mas agora considero ele um grande imbecil por ter participado de um ato tão grotesco apenas para demonstrar o poder de suas invenções. Ele trouxe a luz á humanidade, mas continuamos nas trevas da ignorância.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: